terça-feira, 1 de novembro de 2022

Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a vida acreditando que é estúpido.
Autor Desconhecido



Tem se falado muito ultimamente sobre inteligência. Fulano é inteligente por escolher tal partido, Ciclano é burro por escolher tal religião. Uma coisa importante a saber é que existem muitas formas de inteligência. Ninguém é melhor ou pior por ter algumas mais ou menos desenvolvidas que outras. Todas têm seus valores e merecem ser dignificadas. A desvalorização do outro embasada apenas no critério de “inteligência padrão” é cruel.

Primeiro: Existem vários tipos de testes de QI (Quociente de Inteligência). Nesses testes são usados tipos diferentes de parâmetros. Os números na Europa, por exemplo, são maiores que na América do Sul, mas não necessariamente porque eles têm QI alto, mas o desvio padrão ( um tipo de método usado ) é maior. Temos que lembrar também que existe o QE (Quociente Emocional), tão necessário e oportuno quanto o QI e que também é mensurado de formas diferentes. 


Ter QI alto não é certeza de felicidade ou realização pessoal. A pessoa pode ter um QI mediano, porém um QE alto, sendo referência de altruísmo e prosperidade. Ao mesmo tempo em que outra pessoa pode ter um QI alto com QE mal desenvolvido e ser alguém que tem bens materiais e nenhum bem moral, por exemplo. 


Seguem, de forma bem resumida, alguns tipo de QI e QE:


- Inteligência Lógica: Trato com números, problemas matemáticos e científicos. Ex: Engenheiros e Físicos.

- Inteligência Verbal: Trato da fala e escrita, se expressar de forma clara e dinâmica. Ex: Escritores e Oradores. 

- Inteligência Corporal: Trato do uso do corpo como expressão: Ex: Dança e Esporte. 

- Inteligência Espacial: Trato da visão e como reproduzir o que se vê através de desenhos e esculturas. Ex: Arquitetos e Desenhistas.

- Inteligência Musical: Trato com os instrumentos, habilidades para tocar e compor. Ex: Músicos e Compositores.

- Inteligência Naturalista: Trato com os animais, vegetações, climas. EX: Biólogos e Ecólogos. 

- Inteligência Intrapessoal: Trato consigo mesmo. Como saber lidar com as próprias questões, seus limites, defeitos, qualidade, potenciais e pensamentos. Possui grande sensibilidade e equilíbrio emocional. Ex: Filósofos e Sociólogos. 

- Inteligência Interpessoal: Trato com os outros. Se relacionar de forma empática, sentir de forma mais forte e objetiva a emoção do outro. Compreender e respeitar diferentes formas de pensamentos e moções. Ex: Assistente Social e Psicólogo. 


É necessário identificarmos essa variedade de inteligências e seus desdobramentos, pois dessa forma a busca pelo equilíbrio entre ambos os quocientes fica menos difícil e passamos a não nos martirizar por não nos encaixarmos nessa “inteligência padrão” tão disseminada nas redes sociais e começamos a ter mais qualidade de vida usando os tipos de Inteligências que desenvolvemos melhor, pois temos todas dentro de nós. 


Você é um universo.


Ouvindo: Triste, Louca ou Má – Francisco, El Hombre


C-Ya


=***

Nenhum comentário:

Postar um comentário