segunda-feira, 14 de outubro de 2024

"Só vou sentar na mesa se for me servir muito bem, porque eu sei o que trago para a mesa. " 

Anônimo





O principal objetivo do nosso cérebro é nos manter vivos; nos fazer sentir o máximo seguros e confortáveis e para preservarmos essa sobriedade mental acabamos criando táticas quando alguma situação abala esse sistema. Essas táticas são conhecidas também como mecanismos de defesa. Todo e qualquer desconforto emocional que desencadeie dor, estresse ou frustração, por exemplo, acaba fazendo com que um mecanismo de defesa seja ativado. 
Na maior parte das vezes essa "ativação" é feita de forma inconsciente. E é aí que está o problema de fato. Usar ferramentas de defesa de forma equilibrada é algo necessário para proteger e regular nossos sentimentos e pensamentos diante de conflitos. Porém quando usadas de forma excessiva ou inconsciente podem fazer com que adotemos comportamentos negativos como isolamento ou distanciamento da vida real, causando problemas ao bem estar emocional. 
Independente dos gatilhos que provocam os mecanismos de defesa ou dos próprios tipos de mecanismos que se manifestam em cada um, a procura pelo autoconhecimento é a principal estratégia para que possamos entender e acolher melhor nossas emoções. Terapia é uma aliada nessa hora. Assim como uma rede de apoio que te ajude através de amor, respeito e suporte.



Ouvindo: Delilah - Florence


C - Ya


=***

Nenhum comentário:

Postar um comentário